Twitter Orkut FEED Home Home Home Home
 

domingo, 3 de abril de 2011

Campanha: Diga NÃO ao Plágio

Plágio é um assunto que tem preocupado muitos blogueiros. Este assunto é abordado por inúmeros blogs, com a esperança de, um dia, conscientizar estes plagiadores, de que a reprodução de conteúdos é proibida, e que existem leis contra isso. Lei Nº 9.610, De 19 De Fevereiro De 1998. Clique aqui (para saber mais sobre a lei).

Plagio é uma definição moderna para simbolizar "fracassado", já que uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. Aqui cabe um acréscimo: além de ser ilegal, mesmo que autorizado, o plágio revela desonestidade intelectual. Ou seja, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável. É pena isso não ser evidente a todos.

Como agir em caso de plágio ?
1º - Contatar o plagiador e pedir "educadamente" a retirada.

Geralmente, os blogs costumam (e devem) ter um formulário de contatos, ou o endereço de e-mail do blog, ou do autor deste. Você deve procurar o e-mail do blog, ou alguma outra forma de contatar o autor, por e-mail, de preferência. Caso não consiga encontrar nada, deixe um comentário no artigo. Muitas vezes, os autores dos blogs não lêem os comentários recebidos, e acabarão por não ver o seu comentário. Por isso, tente encontrar um meio de contatar este infrator. Procure-o nas redes sociais, ou em qualquer outro meio de comunicação na internet. Diga a ele que oque ele plagiou é de sua autoria, e que não gosta de vê-lo roubado desta maneira. Fale que plágio é um crime, e peça para ele remover o post do ar, ou inserir a fonte, o que você preferir.

2º - Ameace denunciar o plagiador.
Se o plagiador não obedeceu ao seu pedido, e nem pretende fazê-lo, ameace-o. Diga que irá denunciá-lo, e que pode até tirar o seu blog do ar. Ainda não denuncie, se o autor ver o que fez de errado, e descobrir que não é legal plagiar artigos desta maneira, ele pode remover, e a denúncia não será precisa.
Denunciando para o Blogger : Clique Aqui


3º - Providências secundárias.
Se você está mesmo disposto a fazer com que o plagiador se arrependa do que fez, algumas outras providências devem ser tomadas. Tente, se possível, denunciar o blog aos mecanismos de buscas, para que eles não o indexem mais. Caso o blog seja monetizado, também tente denunciá-lo aos serviços de monetização, para que este blog não receba mais dinheiro de afiliados. Procure denunciar o blog a diversos serviços em que ele está cadastrado, para assim, fazer com que ele se arrependa do que fez.


Se você já foi vitima de plágio, ou quer combater este problema, apoie esta idéia:



Uma iniciativa do blog CaapsLoock

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR. Se quiser divulgar o link do seu blog/site use a opção OpenID ou Nome/URL.

Procure não chingar os outros leitores nem o autor da postagem!

Você pode usar algumas tags HTML.

Vamos manter o blog organizado. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...