Twitter Orkut FEED Home Home Home Home
 

domingo, 19 de dezembro de 2010

Revelado o segredo da ave do paraíso para parecer um alienígena



O vídeo da ave do paraíso transformando-se em uma espécie de alien durante a cerimônia de cortejo tem vários milhões de visitas. Confesso: a metade é minha. Há anos reviso uma e outra vez o vídeo e não posso crer no que vejo. O pássaro arqueia as plumas e num jogo de luzes faz brilhar um par de olhos e uma faixa como se estivesse em uma discoteca.

Um grupo de cientistas decidiu estudar suas penas e encontrou uma explicação para o fenômeno. A equipe do professor Doekele Stavenga, da Universidade de Groningen, estudou as penas deste pássaro de Papua Nova Guiné sobre o microscópio e descobriu que sua forma lhe permite refletir a luz em todas direções e produzir dezenas de cores ao mesmo tempo, criando um espetáculo sensacional.
A primeira vista, parecem plumas tão normais como as de qualquer outra ave, mas sob o microscópio apresenta umaestrutura similar ao das asas de algumas borboletas, com alguns diminutos filamentos (bárbula) em forma de bumerangue com 25 manchas de melanina que produzem todo o efeito e os reflexos que vemos no vídeo.
Stavenga descobriu que se a luz for enfocada nos filamentos pela parte superior, refletem luz amarela e laranja diretamente e luz azul pelas laterais. À medida que a luz golpeia cada capa de melanina, parte é refletida de volta e o resto passa às zonas inferiores. As camadas estão separadas à distância exata para que muitos raios refletidos se reforcem uns a outros e produzam intensas rajadas de cor. 

Como explica Yong, assim é como o pássaro consegue seu efeito tão dramático: pode saltar por todo o espectro de cor simplesmente inclinando suas plumas em um ângulo de 10 graus. Agora já sabemos que com um pouco de melanina distribuída a nível nanométrico, mais umas tantas horas de treinamento e com luz apropriada, qualquer um pode parecer um alienígena.

2 comentários:

Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR. Se quiser divulgar o link do seu blog/site use a opção OpenID ou Nome/URL.

Procure não chingar os outros leitores nem o autor da postagem!

Você pode usar algumas tags HTML.

Vamos manter o blog organizado. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...